
Muito se tem discutido na utilização de autoclaves ou estufas, mas qual é o certo?
A estufa a muito anos tem sido utilizada como método de esterilização, mas de uns 30 anos para cá tem cada vez mais perdido o destaque, e isso é decorrente a vários fatores, mas o principal tem sido o manuseio incorreto .
Por isso, a Anvisa já tirou faz tempo a estufa como equipamento de esterilização em estabelecimentos de saúde, deixando apenas a autoclave.
O que é uma autoclave?
A autoclave é um equipamento que esteriliza objetos que serão reutilizados ou descartados posteriormente. Utiliza a temperatura, pressão e umidade para causar a morte de organismos que podem ser patogênicos a humanos e animais.

A ação conjunta desses três parâmetros possibilita a desnaturação das proteínas estruturais dos micro-organismos além de desestabilizar suas membranas.
Sendo assim, a autoclave é o equipamento mais indicado para esterilização de produtos relacionados à saúde.
O que é uma estufa de esterilização?
A estufa de esterilização realiza a desinfecção através do calor seco. Dessa forma, é possível eliminar os micro-organismos através da oxidação, que promove a desidratação celular.

Para esterilizar através da estufa é necessário manter o objeto por cerca de uma ou duas horas em contato com o calor seco a uma temperatura adequada. Caso haja a abertura da porta da estufa durante esse período, a temperatura pode cair e fazer com que a esterilização não seja eficiente.
• Agora se você quer sair da Situação que está, AUMENTAR a sua Renda Mensal! Dar um conforto melhor para a sua Família!
Eu vou te mostrar o caminho mais curto para fazer unhas de Alto Padrão com Excelência e Faturar o que você realmente merece!
Clique aqui e veja como muitas mulheres estão conquistando a Independência Financeira fazendo Unhas!
Quais as principais diferenças entre uma autoclave e uma estufa de esterilização?
A principal diferença entre ambos os equipamentos é o seu modo de funcionamento. Apesar de servirem para esterilização, a estufa utiliza o calor seco para matar os micro- organismos através da oxidação e consequente desidratação celular.
Já a autoclave utiliza outros parâmetros como a pressão, a temperatura e a umidade, fazendo com que haja a desestabilização das membranas e a desnaturação de proteínas presentes na estrutura dos micro-organismos.
Uma diferença importante que pode fazer com que a autoclave seja eleita como mais eficiente, é a possibilidade de abrir a porta da estufa durante o seu funcionamento. Na autoclave, isso não é possível, já que esse equipamento funciona como uma panela de pressão que só permite a abertura após todo o processo.
Um fator negativo dessa característica é que a abertura da porta da estufa antes do prazo estipulado para desinfecção, cerca de uma ou duas horas, pode afetar a eficiência da esterilização.
Qual é o melhor? Autoclave x estufa de esterilização?
Até o momento não existe uma “proibição” CLARA do uso da estufa e sim apenas uma recomendação para utilização da autoclave, e enquanto não houver uma RDC ou lei federal, fica a cargo dos estados e municípios decidirem.

Por isso alguns estados e cidades já tomaram a iniciativa e proibiram o uso da estufa (veja a lista na imagem).
E mesmo que você não trabalhe nesses estados que proibiram eu te indicaria a investir em uma autoclave.
Eu sei que é caro, mas você pode criar um grupo com Nail Designers, Manicures Tradicionais e Esteticistas que possa compartilhá-la, porque isso vai muito além de legislação, isso tem a ver com você, a sua vida e também da sua cliente.
Agora, me conta aqui qual é o seu estado e que equipamento você utiliza para esterilização?
Gostou do artigo? Então, leia também sobre cutilagem russa e aprenda muito mais!
ESSE POST TE AJUDOU?
Antes de ir embora deixe um comentário (um elogio, uma sugestão…) E obrigada pela leitura, me mande fotos das unhas que você fizer no instagram @manicurecriativa
Te desejo uma Agenda lotada e Sucesso.
Beijos, Cintia Carvalho
0 Comentários